Aprovado no Vestibular da universidade Federal de Viçosa

Sem Enem nem Prouni Aprovado na UFV

Acredito que em todas as famílias brasileiras ocorre uma situação como a que ocorreu este ano com a minha, meu irmão fez alguns vestibulares, em novembro para a Faculdade Facamp (Facada de Campinas Faculdade de Campinas), Unicamp e Unesp todas para o curso de Relações Internacionais, e outro já no fim do ano para a Universidade Federal de Viçosa.

No primeiro vestibular ele passou (não sei como $$$ pois ficou perto do número 1000), meio quebrados (bem quebrados) ficamos a imaginar um jeito de colocá-lo nesta faculdade, uma vez que temos uma tia que mora em Campinas e forneceria alimentação e moradia, mas a mensalidade é R$2.000 reais, e para tentar uma bolsa tem que preencher um formulário e pagar no mínimo a matrícula. Surgiu a partir de um conhecido a idéia de tentar o famoso Programa do Mec conhecido como ProUni, mas infelizmente ele estudou quase toda a vida em colégio particular, menos uma faculdade, e ele bem pra baixo e triste.

As duas faculdades seguintes embora tenha se esforçado de uma maneira que ninguém esperava não obteve exito, tendo apenas a esperança de tentar fazer o Badalado Enem 2009 e a UFV.

Se tem alguém que anida não sabe, com a mudança que o Mec (Ministério da Educação e Cultura) realizou no modelo e utilização do Enem 2009, muitos cursos particulares e federais prometiam utilizar apenas o Enem como prova para entrar nos cursos oferecidos por estas instituições, e, se não tivesse ocorrido o atraza inexplicável na aplicação das provas, serviria também como um auxilio à nota obtida na primeira fase de várias faculdades federais mais exigentes.

Bom, feita a prova do Enem, passou um tempo e também veio a prova da UFV (Universidade Federal de Viçosa) só o resultado que demoraria para vir, o Enem publicou o resultado do exame na quinta passada e a UFV no domingo 31 de janeiro depois das 16:00.

Como a nota do Enem saiu primeiro, meu irmão logo entrou no site do Mec – Inep (não tão logo pois o site não deu conta do número de acessos e ficou fora do ar por várias horas), para utilizar-se de sua pontuação e tentar garantir uma vaga em uma federal que é mais próxima aqui da minha cidade para o curso de História

Neste domingo, então ultimo de janeiro, recebemos uma notícia que dividiu a família!

Primeiramente uma boa notícia, o meu quarto irmão, superando todas as expectativas, conseguiu passar no vestibular da Universidade Federal de Viçosa para o curso de Ciências Econômicas com Ênfase em Agronegócio, mas depois vieram as preocupações pois, neste ano que se passou além de perdermos o nosso pai, a situação financeira ficou meio difícil por aqui.

Por mais que existam benefícios e auxílios fornecidos pela Universidade e pelo Governo representado pelo Mec – Inep, teremos que disponibilizar para ele uma quantia que não podemos, não temos conhecidos em Viçosa, não sabemos como chegar a Viçosa, não temos idéia de quanto custa um aluguel mais ou menos por lá, a única informação que obtivemos é que não é para o mandarmos para os alojamentos da Universidade pois este costuma desvirtuar os estudantes principalmente os calouros.

Ainda há um ponto bom, pois tem um amigo e colega de classe dele que também passou em um curso por lá, mas este também se encontra na mesma situação financeira que nós.

Bom para não passar batido, fizemos um churrasco que durou 8 horas, regado à muita Brahma e também Lombo Maturado e Picanha Maturada. Neste domingo vamos juntar as duas famílias, compartilhar um veículo e partir para no mínimo garantir a vaga dos meninos na escola, e depois (parece que as aulas começam em março) daremos um jeito de fazer com que ambos consigam se instalar e fazer este tão esperado curso.

Se você leitor tem alguma boa informação que possa nos ajudar em Viçosa, por favor, escreva nos comentários!