ronnie james dio morto em 16 de maio de 2010

*10 - 07 - 1942 † 16 - 05 - 2010

Ronnie James Dio, um dos maiores vocalistas da história do heavy metal, morreu no ultimo dia 16 de maio de 2010 vítima de um cancer de estômago, ao qual vinha tratando desde sua descoberta no fim do mês de novembro de 2009.

Ronnie James Dio cujo nome verdadeiro era Ronald James Padavona, nasceu em Portsmouth em 10 de julho de 1942, cantou em bandas como Rainbow, Black Sabbath e ELF, e resolveu trocar seu sobrenome por Dio em homenagem a um mafioso italiano chamado Johnny Dio.

Com sua excelente voz Ronnie James Dio passou por muitas bandas tais como Vegas Kings que, após mudar de nome várias vezes (sendo chamada de Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets, The Eletric Elves e The Elves), em meados de1970 entrou para a banda Rainbow de Ritchie Blackmore (ex Deep Purple) onde gravou quatro discos e logo em seguida entrou como vocalista no Black Sabbath convidado por Tony Iommi onde ficou até 1983 e para onde retornou em 1992.

Ronnie James Dio veio uma vez ou Brasil no fim do ano de 1997 para se apresentar com sua banda, em um concerto que trazia também Scorpions, Bruce dickinson e Jason Bonham Band.

Ronnie James Dio, é citado por muitos artistas do heavy metal e inclusive no documentário Metal – a headbangers journey, como o criador do famoso Chifrinho feito com as mãos muito utilizados até os dias de hoje em shows de rock e heavy metal. Segundo Ronni Dio, o gesto é uma tradição que sua avó italiana utilizava para afastar “o mau olhado“.

ronnie james dio o criador do chifrinho

O Criador... do Chifrinho

Em seus ultimos anos de vida Ronnie James Dio realizou muitas Turnês pelo mundo afora juntando os músicos das bandas pelas quais passou e lançando coletânias de suas melhores músicas como The Black Sabbath – The Dio’s Year que foi muito vendido.