nao se automedique voce pode morrer

Bom já comentei em outro post não sei qual que além de pesar algumas arrobas eu sofro de hipertensão severa.

Bom tudo ia bem, eu tomo medicamentos há 5 anos e a pressão arterial anda controlada.

Raras vezes após um churrasco, ou uma comida mais forte minha pressão dá uma desequilibrada e os sintomas são confortáveis:

  • Palpitação
  • Tremedeira
  • Tontura
  • Insônia

Hoje eu descobri da pior maneira que quando eu ficar doente devo recorrer a chás e vitaminas.

Tudo pois há uma semana peguei um resfriado leve, graças à frente fria que veio do sul, e esfriou São Paulo deixando muita gente desconfortável, e o Sul de Minas Gerais (de onde eu escrevo) em que a temperatura é uns 5 a 10 graus mais baixo que São Paulo, trazendo gripes e resfriados.

Tudo bem, gripe ou resfriado leve, não sei bem diferenciar os dois, só sei que começou com nariz entupido, depois dor de garganta por uns 3 dias, depois tosse e por ultimo uma ardência no nariz o que me fazia espirrar e ficar com os olhos vermelhos o dia inteiro.

Automedicador como sou logo lembrei de dois remédios que já me fizeram bem:

  1. Resfenol
  2. Cimegripe

Fui dar uma olhada no armário de remédios (toda casa tem um), só havima 2 capsulas, tomei as duas. Dois dias depois (ontem) que fui fazer umas coisas na rua passei na farmácia e comprei uma caixa de Cimegripe (Cimed), já passei numa lanchonete comprei uma água e tomei mais 2 capsulas as 11 horas da manhã. Cheguei em casa almocei, e como o remédio derruba, deitei e dormi. Acordei às 16:30 esperei das 17 horas e tomei mais 2 capsulas. Quando foipor volta das 21 horas já comecei a sentir uma leve tontura, mas como tinha comido uma macarronada meio forte no sal (Cloreto de Sódio Legalizado – aumenta a pressão arterial) pensei que fosse da macarronada a culpa pela tontura.

Continuei assistindo a um DVD, e quando foi por volta das 23 horas eu vim para o pc pra fazer uns posts, mexer numas configurações, ler e-mails, e a tontura piorando, eu pensei ser a gripe tentando derrubar o remédio, aproveitei e tomei o comprimido para hipertensão de cada dia (Olmezartana Mexodomila 40mg – a caixinha custa a facada de 92 reais e dá pra um mês), continuei usando o computador e quando foi por volta das 00:30 horas eu tomei mais 2 capsulas do Cimegripe.

Os sintômas da hipertensão foram piorando e por volta da 1:00 hora da manhã resolvi dormir pra ver se melhorava da tontura. Deitei na cama e cada vez pior a tontura, sem sono, quando eu ficava sentado melhorava. Era só deitar que a tontura voltava. Quando foi por volta das 3:00 depois de medir a pressão trocentas vezes e dar 15/9 (segundo a enfermeira que eu consultei hojé, é uma medida preocupante), comecei a sentir o pulso fraco, e pensei:

Pronto, agora eu vou morrer do coração! Ele num tá dano conta!

Aí meus caros leitores, a vaca foi pro brejo (também conhecido como Fudeu!), já começa a rezar um Pai Nosso, fazer promessa pra tudo que é santo, pensar que ainda é cedo para morrer, na mãe nos irmãos, nos amigos, desculpem mas nessa hora eu nem lembrei do blog, fiquei lá pensano 1001 coisas até que por volta das 4:30 da manhã depois de já ter pensado em tudo o que uma pessoa pode pensar, sentir o coração batendo fraquinho lá no fundo, o medidor da pressão que também mostra os batimentos cardíacos mostrar 66 batimentos por minuto (o meu normal é algo em volta dos 115 batimentos por minuto), eu consegui dormir, mas preocupado com medo de ter um derrame ou jamais acordar.

Acordei hoje cedo as 20 pras 8 da manhã ainda com os sintômas da pressão alta, peguei o aparelho de medir e continuava nos 15/9, mas o coração já batia mais forte, o braço dormente por ter dormido por cima dele já me deixou preocupado, seria um ataque cardiovascular?

Levantei e o braço voltou ao normal, mas eu ainda preocupado, comentei com a minha mãe que mandou que eu fosse no posto de saúde aqui perto de casa pra fazer a medição com um profissional, e eis que a medição deu o mesmo resultado do aparelho que eu tenho 15/9.

Cheguei em casa ainda com os sintômas da hipertensão e enquanto comunicava meu estado de saúdo para o meu colega de blog Bodex a minha mãe mandou eu procurar na internet a bula do Cimegripe, e eis que :

Contra-indicações de Cimegripe

Cimegripe é contra-indicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Não deve ser administrado a pacientes com hipertensão grave, doença cardíaca, diabete, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência hepática grave, disfunção tireoidiana, gravidez e lactação sem controle médico. O uso de Cimegripe também está contra-indicado à pacientes sob terapia com inibidores da monoaminoxidase (IMAO).

Pronto, descoberto a cagada, não só tinha tomado o remédio sem ler a bula, como também tinha ingerido 6 capsulas do produto que não é indicado para pessoas com hipertensão grave.

Depois eu lembrei que a caixa ainda estava comigo e então eu fui ler a bula da caixa pra ver quanto tempo leva para fazer efeito e quanto tempo para sair do organismo. Não encontrei nenhuma das duas informações, mas encontrei algo que explica a hora que meus batimentos cardíacos cairam:

“…tem sido associado a certas reações desagradáveis, incluindo medo, ansiedade, tensão, insônia, tremor, fraqueza, palidez, deficiência respiratória (*eu achei que era da gripe), alucinações, arritimias e colapso cardíaco, com hipotensão…”

Sem ter lido a bula previamente eu tive quase todos as reaçõe acima e em um intervalo de 3 horas.

Bom agora depois de ler tudo eu vou esperar até as 14 horas de hj pra ver se passa o sintôma da pressão alta e também pra ver se a pressão diminui, caso contrário devo me dirigir para o Hospital Regional para maior cuidado.

Fique esperto, jamais se automedique e sempre leia a Bula.

Obs: seguem abaixo os comentários do meu colega Bodex:

MUDO DEMAIS DA CONTA
toma 6 SIES no mesmo dia e depois não quer morer
caraca véio
vc é descompensado da cabça de ficar tomando remedio a torto e a direito
http://www.medicinanet.com.br/bula/1400/cimegripe.htm
isso é um perigo