novo documento pessoal de todo brasileiro que reunirá em um só lugar todas as informações da vida do cidadão

Está para entrar em vigor a partir do mês de Novembro de 2010 o Registro de Identidade Civil.

Registro de Indentidade Civil será o novo documento de todo brasileiro. Nele estarão contidos os dados de carteira de trabalho, PIS/PASEP, CPF, RG, Carteira da Habilitação, Antecedentes Criminais e até um código de 10 números correspondente à suas digitais escaneadas.

Segundo informações do site de tecnologia Adrenaline, o Governo Federal, projeta para até 9 anos a aplicação total do novo documento, sendo que alguns brasileiros já passam a ter o novo documento ainda em 2010.

Como o novo cartão do Registro de Identidade Civil possui um chip de 64kb, quase o mesmo do chips de cartões de crédito e de chips SIM de celulares, os técnicos responsáveis pelo novo serviço do governo dizem que além das informações básicas dos cidadãos, o cartão de Registro de Identidade Civil, poderá conter ainda dados como cor da pele, peso, altura, cor dos olhos, informações de saúde, dados de cartão de crédito, passe para transportes públicos e muitas outras informações.

Veja um vídeo explicando os motivos da criação do novo documento:

Como todo bom neurótico eu tenho minhas dúvidas à respeito do novo documento, outrora chamado de Documento Unico, Registro Único e também Cadastro Único (imagina o atendente da lotérica ou o caixa do supermercado pedindo: “Senhor o seu Cú por favor?”), pode acabar virando um verdadeiro pé no saco, pois para a sua utilização do sistema será obrigatório ao governo a centralização de informações, e sempre que há centralização de informações o cidadão é o mais prejudicado.

Clique na Imagem para ampliar

registro de identidade civil o novo documento brasileiro passa ser obrigatório a partir do mes de novembro de 2010