wikileaks o guerreiro da verdade e da iformação

Poucas pessoas no Brasil já ouviram falar do caído Wikileaks (algo como enciclopédia de arquivos secretos vazados). Geralmente era conhecido por blogueiros e por usuários mais neuróticos e com manias de perseguição e teorias conspiratórias.

WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

O Wikileaks era até o começo da semana do fim de novembro de 2010 a principal fonte de dados secretos que vazavam na mídia, era porque sem mais nem menos foi retirado do ar por alguém que não se sabe quem.

Algumas pessoas fazem idéias de que o Governo Americano seja o principal suspeito de ter retirado o site do ar já que a maioria dos documentos listados no Wikileaks era de propriedade dos serviços de inteligência da CIA, FBI, NSA, entre outros departamentos americanos.

Mas o Wikileaks não tinha apenas inimigos nos EUA, ultimamente ele vinha publicando documentos sigilosos de operações anti-truste da China, compradores de usânio enriquecido do Paquistão, fornecedores de material bélico e nuclear da Coréa do Norte, problemas políticos da Austrália, crimes contra a população da Nova Zelândia e até de falcatruas de personalidades do Brasil e políticos brasileiros fazendo papel de agente duplo contra seu próprio país.

O mais estranho do caso de sumiço do Wikileaks, é que juntamente com o sumiço do site foi publicado um mandado de busca pela Interpol (a maior rede de polícia e investigação do Mundo) para o proprietário do site Julian Assange, que até agora é desconhecido da mídia.

Embora seja fácil chutar cachorro morto, o caso do Wikileaks é interessante pois ninguem tem coragem de ir lá chutá-lo, ninguem tem coragem de assumir que foi quem matou e ninguem quer ir lá tirar o corpo do meio da rua. O dono do wikileaks é tão fudido que todo mundo tem medo dele.

Se não fosse arriscado eu faria uma doação ao cara!

Para maiores informações deem uma olhada aki na Wikipedia.