filme upside down -  de ponta cabeça

O filme De Ponta Cabeça (Upside Down), é uma ficção científica que retrata a realidade de um sistema solar que possui duas forças gravitacionais fazendo com que, existam dois planetas gêmeos com população em ambos. Um mais rico, outro mais pobre, o mais rico é mais avançado e o mais pobre trabalha para o mais rico.

Para a perfeita harmonia entre os mundos existem algumas regras básicas, e dentre elas está a de que pessoas de mundos diferentes não podem se relacionar, e é onde surge o enredo do filme.

Assista aos dois trailers:

 

Trailer 1
Trailer 2

 

Cuidado apenas clique em continuar se não se importar com os spoilers!

Pois bem, não vou comentar muito sobre o desenrolar do filme, mas sim gostaria de discutir sobre a física do filme que é um tanto quanto duvidosa.

Aliás assim como muitos filmes hoje em dia fazem, este poderia ter sido estendido um pouco mais pra tentar dar uma melhor explicação para as regras da física a que estão presos o sistema solar e os planetas nele contido.

Veja bem, no começo do filme é dito que são planetas-gêmeos, e que há uma gravidade que os atrai e uma menor que os repele, e que cada planeta tem a sua própria gravidade.

No desenrolar do filme é possível ver que há um prédio que começa no chão de um, atravessa toda a sua atmosfera, invade a atmosfera do outro, desce por toda ela até encostar no chão do outro mundo.

Aí é que vem o problema da física, se ambos os planetas estão conectados por um prédio, não há a possibilidade de que cada um tenha o seu movimento de translação, se os planetas não fazem a translação independente um do outro, para que haja dia e noite eles devem ter ao menos um movimento de translação onde o ponto que estão ligados seja o centro desta força, mas como é possível que o sol nasça ao mesmo tempo para ambos, que o dia tenha a mesma duração, e como é que pode o personagem se mover para distâncias tão grandes e ainda existir pontos de contato?

O que você acham estou aberto a comentários e discussões.

Você ainda não viu? Complicado, acho que não vai ser lançado no Brasil. Pelo menos é o que diz esta lista aqui.